sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O SARAU DA MATA COMEMORA O 1º ANO




No dia 25 de agosto no bairro da Mata Escura aconteceram simultaneamente diversas atividades abertas gratuitamente para a comunidade. O evento que se iniciou com um cortejo pelas ruas do bairro foi complementado com um apetitoso e saudável café da manhã, partilhado com os participantes. Durante a degustação os poetas presentes abrilhantaram o momento declamando poesias.
O cortejo chamou a atenção e atraiu pessoas para o local onde seria dado seguimento as atividades durante todo o dia. Ainda pela manhã o Instituto de Saúde Darcy Ribeiro disponibilizou estudantes e equipe de docentes para a realização de uma feira de saúde atendendo gratuitamente a comunidade. Além de dispor de equipe para auferir pressão e verificar glicemia, fazendo também medição de peso e altura orientando em seguida sobre hábitos alimentares saudáveis com orientações sobre cuidados com a saúde/ prevenção o grupo realizou uma roda de diálogo com o público jovem/adolescente sobre saúde e sexualidade e uma palestra sobre saúde da mulher.
A grafitagem começou cedo e foi atraindo mais curiosos e simpatizantes para o evento. Os grafiteiros pintaram nos muros das escolas o tema do evento e a proposta do Sarau da Mata abrindo espaço para dar continuidade com eventos de grafite em parceria com as escolas do bairro.
Após o almoço, que também foi oferecido a todos os participantes do evento, o CineArt’s exibiu os filmes que foram produzidos por jovens durante os projetos desenvolvidos pela instituição. Os expectadores demonstraram bastante interesse pelos filmes exibidos especialmente pela proximidade com a realidade em que vivem como, a exemplo, o filme “Se Liga Pivete” que retrata a problemática da educação representando um drama entre estudantes e educadores de uma escola pública.     
Enquanto alguns assistiam aos filmes na Mostra Cine Art’s, outros dançavam na oficina, outras grafitavam e as crianças pintavam e desenhavam expressando sua criatividade de maneira espontânea.
Os palestrantes mediadores convidados conduziram de forma transversal a discussão em uma roda de diálogos, debatendo temas como políticas públicas culturais e de juventude, participação política e educação e economia criativa, alinhando as questões que envolvem valorização da arte e cultura em comunidades periféricas.
À noite a festa foi total, os artistas das comunidades fizeram apresentações de musica, teatro, dança e poesia e o publico vibrou a cada apresentação.
Por fim, fazendo rimas batemos os parabéns do sarau e cortamos o bolo encerrando a festa.