sábado, 21 de abril de 2012

O Bonde não Para!


O sarau da Mata hoje foi: lindo /lindo (como diria meu amigo Paulo Vendaval), simplesmente maravilhoso.
Iniciamos a noite com um caloroso debate a respeito das discriminações latentes ainda hoje no nosso país e da necessidade e dificuldades que enfrentamos hoje, até mesmo internamente, para auto-afirmação e valorização de uma identidade ou identificação com a descendência indígena e/ou africana. O papo foi muito interessante e a participação dos adolescentes e jovens da Mata Escura trazendo reflexões a partir do seu olhar para o mundo foi no minimo surpreendente e fortalecedora, nos permitindo acreditar que estamos no caminho certo.   
A programação foi ainda mais surpreendente, uma diversidade de performance artística. Onde todos mostraram melhor forma de para compartilhar seus sentimentos, suas dores, alegrias e o seu olhar para o mundo.
A coisa mais linda desta noite (ai já é opinião particular) foi a presença das mulheres “donas de casa” mães e esposas de assíduos frequentadores do Sarau, que foram hoje especialmente conferir o que “esse povo” faz aos sábados religiosamente até altas horas. Pelos visto gostaram muito do que descobriram. Voltem sempre mulheres, a casa é nossa!
Por fim, além da resenha que se segue na porta do LETECS, minutos antes sorteamos um par de ingressos para assistirem ao espetáculo “Ensaio de casamento” do Grupo de teatro Em Boa Companhia, no teatro do SESC SENAC no Pelourinho.
Ao ganhador desejamos um bom passeio e bom espetáculo e aos demais avisamos que aguardem que vêm novidades muito boas por ai.

Próximo encontra está mais que marcado 5 de maio no LETECS – Mata Escura. 

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Aleluia!!! Sarau da Mata





Ao contrário do que se podia esperar em pleno Feriadão para ser mais especifico em pleno Sábado de Aleluia o Sarau da Mata aconteceu com a casa cheia. Além dos convidados oficiais tivemos a magnífica surpresa da visita de amigos do Sarau da Onça, Preta Mai e Evanilson Alves que roubaram a cena fazendo um Duo maravilhoso com poesias próprias e de poetas referencia na periferia como a exemplo Sergio Vaz.
Esteve presente também Jairo Pinto, educador social, que nos brindou com poemas do livro “Cadernos Negros”. Para complementar a noite ficou mais bonita com a apresentação de músicos da Mata Escura que, fizeram um show a parte com repertorio de muito boa qualidade.
Os poetas da casa não poderiam deixar de comparecer Igor Lux, Neres Shana, Cloves e Nilda Cintra que como sempre incentivando a participação do publico adolescente e infantil nesse espaço, levou um grupo de meninas que não se acanharam mostrando pra que veio.
Mas uma vez concluímos a noite com gostinho de quero MAIS!!!!
Quem perdeu esse sarau, não precisa se chatear porque dia 21 de abril (também feriado kkk) vai rolar e com certeza vai pegar fogo.
Até lá!     

Laçamento Clip "Périférico" no Sarau da Mata


A produção audiovisual na periferia tem se expandido, mesmo sem equipamentos adequados e nenhuma experiência técnica profissional, entendidos como amadorismo. Os Jovens artistas da periferia têm buscado dá visibilidade aos seus trabalhos e a sua arte através da ferramenta audiovisual lançando suas produções em canais do Youtube e distribuindo nas redes sociais para o maior numero de pessoas.

O Clip “Periférico” lançado no Sarau da Mata neste sábado (07/04) é uma realização da Posse Identidade Negra, coordenada por DJ Smook, em parceria com o Art'Kizumba, através da produção do coordenador de Comunicação Paulo Vendaval e da assistência de produção de Iara Nascimento.
O Clip da musica Periférico, que retrata as faces da periferia, é uma critica a idéia de nação e de patriotismo disseminadas principalmente nas propagandas governamentais.
A idéia do lançamento em comunidades, antes de fazer a divulgação e distribuição pela internet como acontece habitualmente, é justamente para que possa ser criado um espaço de debate a respeito da produção audiovisual na periferia e as questões abordadas no Clip. Antes de ir para o youtube o vídeo será exibido em mais duas comunidades além das comunidades de atuação do Artkizumba, onde se concentra os personagens e o cenário central do Clip.
O lançamento no Sarau da Mata foi um sucesso, o vídeo  foi exibido para os presentes que puderam comentar e levantar questões sobre os temas abordados. A casa cheia, um caloroso debate, muita musica e poesia evidentemente.
O Sarau da Mata é um espaço aberto para pessoas e artistas não só da comunidade de Mata Escura, mas e principalmente para todas as periferias de Salvador.